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Portfólio

Bem-vindo!

Aqui mostro algumas ideias sobre pesquisa, planejamento, UX, análises...

O que é semiótica?


Segundo Charles S. Peirce:

"Teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (linguísticas ou não), enfatizando especialmente a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram."

Segundo Lucia Santaella:

"Quando alguma coisa se apresenta em estado nascente, ela costuma ser frágil e delicada, campo aberto a muitas possibilidades ainda não inteiramente consumadas e consumidas. Esse é justamente o caso da Semiótica: algo nascendo e em processo de crescimento. Esse algo é uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações e investigações em progresso. Um processo como tal não pode ser traduzido em uma única definição cabal, sob pena de se perder justo aquilo que nele vale a pena, isto é, o engajamento vivo, concreto e real no caminho da instigação e do conhecimento. Toda definição acabada é uma espécie de morte, porque, sendo fechada, mata justo a inquietação e curiosidade que nos impulsionam para as coisas que, vivas, palpitam e pulsam"

Agora já sabendo o que é a Semiótica, mostro abaixo uma análise rápida sobre a importância de frases de efeito em 3 diferentes espectros da sociedade: nas redes sociais, nas ruas e nas tatuagens.


Essa análise foi realizada com dados secundários, ou seja, que já estão disponíveis para consulta na internet ou em jornais, por exemplo.


E o estudo mostra que, mesmo em diferentes contextos, as motivações da expressão, por meio das frases, surgem da mesma motivação e esperança.

Vivemos o PRESENTE, o AGORA, o MOMENTO, mas frases de efeito dizem tanto sobre as lições do PASSADO, quanto sobre o FUTURO que elas esperam alcançar.


Veja o processo de análise a seguir e imagine o quanto podemos descobrir com dados primários, ou seja, insights durante uma pesquisa direcionada para responder sobre assuntos que desejamos entender.


Sim, é possível fazer muito mais do que isso.



Neste exemplo vemos como uma ferramenta que já existe pode ser desenvolvida a partir de pressupostos e objetivos já traçados com 2 protótipos, além de aprofundar quais visões de mundo e interesse em investimentos cada Persona gostaria de ver na ferramenta.

Vamos conversar?

Posso mostrar quais resultados poderíamos obter com este desenho de pesquisa e testes UX.

Aqui apresento o exemplo de um hipotético problema no APP líder de streamings de música: o Spotify. Aqui analisamos os objetivos esperados pela Spotify e como, após analise do cenário, realizamos o planejamento dos Testes UX para compreensão da percepção atual dos assinantes e ex-assinantes do APP, em busca de insights para desenvolver novas funcionalidades, além de melhorar as funcionalidades atuais.


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