Análises
& Insights
& Dashboards
Você já tem um produto, serviço ou marca, e quer saber mais o que o seu público pensa sobre ele, mas não te conta diretamente?
Quer entrar para um mercado que não conhece ainda e precisa de insights sobre concorrência e práticas de mercado?
Você tem um Site, APP ou relatório de negócio para analisar, mas está com medo de ter uma análise enviesada para tomada de decisão, então gostaria de ter o olhar e a análise de um especialista em dados?
Veja algumas opções para busca de Insights..
insights de pesquisa Quantitativa
Por meio de dados quantitativos podemos avaliar uma amostra maior de pessoas.
Exemplo: objetivo de aumentar o número de assinantes premium no app.
Plano: Analisaremos o universo de pessoas que compõe os atuais assinantes e a quantidade de potenciais assinantes [assinantes da concorrência], calculamos a amostra e enviamos um questionário que irá analisar porque os assinantes são assinantes e porque os assinantes da concorrência escolheram o outro APP. Além de também descobrir os pontos fortes do seu APP e do APP concorrente.
Resultado: Uma chuva de insights que indicarão motivos concretos para tomada de decisão do público em assinar um ou outro serviço, além de apontar o que é forte, o que falta e o que pode melhorar.
insights de pesquisa Qualitativa
Por meio de dados quantitativos avaliamos uma amostra menor, porém em entrevistas bem detalhadas de 1h ou 2h de duração, onde são explorados, em tempo real, todos os insights revelados durante a entrevista pessoal, etnografia, grupo focal ou metodologias específicas que podem envolver testes UX digitais ou físicos, como um test-drive em um carro.
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Exemplo: temos 2 protótipos de um aplicativo de uma Fintech em testes, mas o objetivo principal é conhecer mais sobre os clientes que usam o APP e a funcionalidade de investimentos no dia a dia.
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Plano: Analisaremos o universo de pessoas que atualmente investem utilizando a funcionalidade em questão e a quantidade de pessoas que usam uma funcionalidade parecida da concorrência.
Recrutamos e montamos grupos focais só de clientes e outros grupos de clientes do concorrente.
O questionário aplicado irá:
• Entender valores dos clientes e concorrentes, além das visões de mundo, conhecimento sobre investimentos e motivadores para tomada de decisão do APP e investimento.
• Analisar, com muitos detalhes, porque os clientes ou concorrentes investem onde investem
• Descobrir os pontos fortes do seu APP e do APP concorrente.
• Decidir qual protótipo de evolução da funcionalidade atende melhor seus clientes e os clientes da concorrência com um teste UX coletivo, em cada grupo, que irá co-criar a ferramenta perfeita.
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Resultado: Uma tempestade de insights que indicarão motivos concretos para tomada de decisão do público na escolha do APP, escolha do Investimento e como unir as necessidades dos clientes com os clientes da concorrência para captar novos clientes.
Analise de insights em relatórios e logs
Quem nunca teve um relatório no Excel, com centenas de informações, aplicou filtros e uma tabela dinâmica, obteve informações relevantes, mas ficou com a sensação de que devem ter muitas outras descobertas, caso outros dados fossem cruzados ou estruturados com olhar de alguém de fora, ou seja, sem viés de negócio.
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Hoje temos ferramentas bem mais avançadas que o Excel para analisar dados, fazer descobertas e transforma-las em informações, gráficos e dados estruturados que trazem relevancia para tomada de decisão do seu negócio.
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Exemplo: objetivo de entender porque a jornada de compra no meu site e APP é tão curta e porque mesmo a quantidade de visitantes aumentando, as vendas cairam.
Plano: Extraimos LOGs de APP e do Site para analisar as jornadas: origem dos acessos, geolocalização dos acessos, cliente fidelizados ou novos, etc...
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Resultado: Um Dashboard que indica os motivos de escapes de visitantes totais, do maior para o menor, além de ver no detalhe quais jornadas se repetem antes de desistirem da compra.
No mesmo Dashboard veremos as informações filtrando só do site, só do APP ou consolidadas.
Com esses resultados também vamos identificar as características do publico que mais abandonou a jornada de compra para, assim, estruturar um estudo quantitativo ou qualitativo de pesquisa em busca de insights e menções diretas para resolver este problema.
